Os Hebreus - Religião e Cultura: Os Filhos e as Filhas de Adão

Choose Your Language by Google

Os Filhos e as Filhas de Adão

Volta e meia alguém se depara com a pergunta quanto a onde Caim, o primogênito de Adão, teria arrumado uma esposa. Tal dúvida advém de dois equívocos na interpretação do texto. Primeiro depreende-se que Abel teria sido o segundo filho de Adão, quando o texto não afirma isso. E depois que Adão não tivera mais nenhum outro filho, quanto menos alguma filha, antes da tragédia registrada no quarto capítulo da compilação atribuida a Moisés. Mas a verdade é que, baseados apenas no texto, não se pode estabelecer quando aconteceu o primeiro assassinato da história da humanidade segundo o mito hebraico, nem quantos filhos e filhas Adão e Eva teriam gerado neste meio tempo.


O relato pretende apenas ressaltar o caso do assassinato, por isso não se prende a detalhes como quanto tempo teria decorrido entre a expulsão do primeiro casal do jardim botânico paradisíaco e a morte de Abel. O que se fica sabendo mais tarde, é que Adão teria gerado filhos e filhas durante seus alegados novecentos e trinta anos de vida. Muitos dos quais provavelmente nasceram antes de seus primeiros cento e trinta anos de vida, o período em que os relatos situam a primeira morte humana causada por outro ser humano.

Abel tanto poderia ter sido o segundo filho, como poderia figurar em qualquer lugar na listagem dos filhos e filhas de Adão nascidos antes dele ter completado cento e trinta anos e isso não mudaria em nada a contundência da história contada. O relato não esclarece isso. Nem determina quantos filhos e filhas ao todo Adão e Eva teriam gerado ao longo de suas vidas. A princípio concentra-se apenas no nome dos dois principais envolvidos no evento, o assassino e sua vítima. Sabemos que foi antes dos centos e trinta anos de Adão porque foi nesta idade que ele gerou Sete, que nasceria depois da morte de Abel.

Depois de ter causado a morte do próprio irmão, conta o relato que Caim tomou uma mulher como esposa e foi povoar outro lugar na Terra, longe de seus familiares. A esposa de Caim tanto poderia ter sido uma de suas irmãs, como até mesmo uma sobrinha, uma vez que não sabemos que idade ele e os outros irmãos teriam quando Abel foi assassinado. Talvez alguém pergunte agora se o casamento entre parentes consanguíneos não seria incesto, um crime regulamentado por lei. Seria! Se já houvesse uma lei proibindo o casamento entre parentes consanguíneo. Tal lei veio a existir, e só passou a vigorar, milênios depois, segundo o relato dos hebreus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade para emitir sua opinião ou dar uma sugestão, lembrando que você é responsável por aquilo que escreve. Postagens que contenham apologia ao crime, incitação à violência e ao preconceito explícita ou veladamente poderão ser deletadas a critério do editor.
Obrigado pela participação.