Translate with Google

Apresentação

Dentre todas as grandes civilizações antigas talvez os hebreus sejam o povo mais subestimado da história. Muito tem contribuído para isso a pecha de povo nômade e bárbaro da idade do bronze, que foi sintetizada no preconceito dos romanos, como sinônimo de gente ignorante. Historicamente os romanos não chegaram a compreender propriamente as motivações dos hebreus e por isso talvez os detestassem. A propensa literalidade dos relatos hebraicos sempre foi posta em dúvida, de modo a criarem a necessidade de se interpretar o que os hebreus escreveram. Foram feitas adequações interpretativas ao legado escrito que conta a história dos hebreus, tirando-lhe a força e a autenticidade.

Para muitos os primitivos hebreus seriam incapazes de redigir uma história tão rica, tão cheia de nuances e reviravoltas dignas dos melhores clássicos da literatura mundial. Por isso apelam a teorias onde alegam verificar sinais claros de plágios sobre outras culturas alegadamente mais avançadas e melhor fundamentadas que a dos hebreus. Isso quando não tiram dos hebreus a autoria dos relatos, atribuindo uma origem tardia aos escritos.

No entanto uma leitura mais atenta, que leve em conta a contextualização dos eventos narrados, segundo ao que eles realmente acreditavam, sem a contaminação da filosofia moderna ocidental que se imiscuiu em sua interpretação pode mudar a visão crítica sobre a civilização hebraica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade para emitir sua opinião ou dar uma sugestão, lembrando que você é responsável por aquilo que escreve. Postagens que contenham apologia ao crime, incitação à violência e ao preconceito explícita ou veladamente poderão ser deletadas a critério do editor.
Obrigado pela participação.

COLABORE CONOSCO ☕

COLABORE CONOSCO ☕

Seja um Seguidor

Recent Posts

Marcadores

OS LEITORES SUGERIRAM